Pesquisa Sonora

Bom gente to postando a versão final da nossa pesquisa sonora, faltam só as musicas em si que estou escolhendo com ajuda da Eliana, mas assim tivermos elas em mãos mostraremos a vocês.

By Raul

Como nosso conto se passa no Japão durante o período Edo (1603 até 1868) pretendemos utilizar músicas características dessa época. Músicas que utilizam alguns instrumentos musicais clássicos no Japão tais como o “Shamisen” um instrumento de três cordas de seda trançada que percorrem o corpo do instrumento até o final do braço, onde possui três estacas de marfim e madeira, uma para cada corda. O corpo do shamisen é feito de madeira e possui um revestimento de pele de gato esticada, e o braço é inteiramente feito de madeira.

Outro instrumento típico é o “Shakuhachi” uma espécie de flauta feita inteiramente de bambu sem palheta. Esse instrumento era clássico em cerimônias budistas, mas também era apreciado como um instrumento solo.

Por último e mais importante o instrumento mais popular no período Edo era o “Koto” uma espécie de citara que possui 13 cordas que era tocado através de dedilhadas com palhetas parecidas com as que vemos hoje em dia em violões e guitarras. De acordo com Murai e Vanzelli (2009), “(…) o koto se tornou particularmente popular nesse período, pois foi um dos primeiros instrumentos a cumprir duas funções musicais ao mesmo tempo, a de acompanhamento e a de execução solo”.

Até o período Edo esses três tipos de instrumentos eram utilizados separadamente, mas ao decorrer do período esses instrumentos começaram a ser utilizados em conjunto, assim dando origem ao novo estilo musical o “Sankyokugassô”, que de acordo com Murai e Vanzelli (2009), a tradução é “concerto de três instrumentos”.

Nosso jogo possui quatro cenários principais, que são: o bosque, a cidade, o templo e um mapa com visão geral do jogo (como um world map). Cada um desses cenários possuirá uma música tema relacionada ao tipo de ambiente e essa música é sujeita a mudanças conforme a parte do jogo que o jogador se encontra. Por exemplo: a música tema do templo budista será composta por instrumentos de sopro como o shakuhachi e vai possuir um ritmo bem calmo e celeste; agora, se o jogador está próximo a alguma descoberta ou corre algum perigo no momento a essência das músicas permanece igual, mas o ritmo acelera, ela fica mais grave, isso tudo para ajudar na imersão do jogador no jogo.

Como nosso jogo é do gênero suspense é importante tomar cuidado com as músicas, pois elas precisam passar a mesma mensagem do jogo, cientes disso concluímos que todas as músicas terão uma levada mais devagar e calma seguidas até de momentos de silêncio quase absoluto para ajudar a criar uma antecipação antes de alguma grande descoberta ou de algum evento marcante durante o jogo.

A idéia principal é relacionar cada cenário com algum dos instrumentos citados acima ou com alguma combinação deles, o bosque parecido com o templo budista terá uma músicas bem calma e serena com ajuda de um dos instrumentos de corda, mas principalmente com os de sopro, já a cidade por ser um lugar mais movimentado terá uma música um pouco mais alegre, mas nada exagerado pois não podemos quebrar o clima de suspense que o jogo possui, essa música contará com a combinação dos três instrumentos, agora a tela de visão geral do jogo possuirá uma música bem curta provavelmente um arpejo em algum dos instrumentos de corda na mesma linha que segue todas as músicas do jogo, calma e devagar.

A música ambiente também é um aspecto muito importante em nosso jogo, pois devemos considerar que em cenário como o bosque e a cidade existem sons naturais tais como o vento, barulho de pássaros e outros animais, pessoas conversando, passos etc. Todos esses sons serão representados exatamente como são e estarão em um “plano de fundo” para que o jogador consiga escutar mais destacada a música de determinado cenário e ao mesmo tempo esses “efeitos naturais”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: